Antes de Morrer: Mágico de Oz (1939)
quinta-feira, maio 09, 2013
Um coração não é julgado por quanto se ama, mas sim por quanto é amado pelos outros!
É engraçado como algumas histórias podem atravessar séculos, Mágico de Oz é uma delas. Afinal, a história apareceu pela primeira vez a mais de 70 anos atrás e até hoje permanece no imaginário de milhares de pessoas, sendo tempo suficiente para ser passada por gerações.
Mas a verdade mesmo é que toda a história do reino de Oz andava muito sumida, as pessoas meio que sabiam que a história estava lá, mas nada era adaptado para o cinema ou televisão há algum tempo.
Então esse ano, ouve um BUM e as adaptação não param de sair, novas edições dos livros são lançadas e até mesmo produtos de beleza (que a gente ama) não param ser jogados em nossa cara e por mais que nunca cheguem ao Brasil, sempre arrumamos um jeito de comprar.
Apesar do que anda acontecendo com a história nos últimos meses, sempre é bom voltar as origens. Então nada melhor do que falar sobre a adaptação cinematográfica do Mágico de Oz de 1939, que apesar de mascarar um pouco a história original segue a mesma estrada de tijolos amarelos.
Em 1938 o Louis B. Mayer, fundador do famoso estúdio de Hollywood Metro-Goldwyn-Mayer, comprou, por sugestão do produtor Mervyn LeRoy, os direitos de tela para 'O Mágico de Oz' por US $ 75.000, o que na época era muito, muito dinheiro mesmo!
Impressionado com o super sucesso da Walt Disney em 'Branca de Neve e os Sete Anões', Mayer decide apostar em um tema que pudesse atrair tanto o público infantil como o adulto. A MGM que não é boba nem nada, passou na frente da Walt Disney que tinha a mesma intenção e comprou os direitos do livro.
A brincadeira contou com o trabalho de 14 roteiristas e nada menos que cinco diretores diferentes: Richard Thorpe, George Cukor, Victor Fleming, King Vidor e o produtor Mervyn LeRoy, que também dirigiu algumas cenas.
O set das filmagens era tão grande que tiveram que espalhar câmeras por todo o estúdio. Já o departamento de figurino contou com 1000 peças para os 600 atores do filme. Os figurinos dos personagens principais e figurantes foram altamente elaborados e perfeitamente detalhados.
Mas apesar de tudo isso o filme arrecadou aproximadamente $3 milhões (algo como $50 milhões atuais), o que contrariou as expectativas da MGM, que mal pagou o custo da produção. E por mais que as críticas fossem amigáveis, não foram arrebatadoras e a bilheteria foi decepcionante.
Além de tudo isso, ainda existem algumas lendas bizarras por trás da produção, como a de que existe uma cena onde a menina Dorothy, interpretada por Judy Garland, o Espantalho e o Homem de Lata estão caminhando alegremente pela estrada de tijolos amarelos quando de repente surge no canto da cena um homem se enforcando. A lenda diz que um técnico de iluminação teria morrido exatamente naquele momento das gravações enforcado nos cabos. Em resposta a MGM afirma que seria um pássaro que estaria compondo o cenário da floresta. Você pode ver o vídeo aqui e tirar suas próprias conclusões! Não dá medo o video não, tá? Mas sinceramente não sei o que é aquilo, só sei que não me parece um pássaro.
Apesar das lendas, a história da menina da fazenda que foi carregada junto com o seu cachorrinho por um ciclone para uma terra estranha e que ao encontrar o espantalho, um homem de lata e um leão medroso, decidem seguir a aventura de fazer alguns pedidos nada comuns ao grande Mágico de Oz, encanta não somente nas folhas do livro de L. Frank Baum, mas também nas adaptações para o cinema, teatro, televisão e até mesmo em editoriais de moda.
Já assistiram essa versão? E o livro, já leu? Comente.
21 Já puxaram uma cadeira!
Nossa, que interessante!!! Ultimamente, (desde que assisti "Os safados") estou interessada em alguns filmes antigos!!! As histórias são mais originais, consegue ser criativo sem apelar para bundas e peitos nas telas... AUAHSUA
ResponderExcluirCom certeza vou tentar assistir esse filme!
Estou seguindo seu blog! beijos e que Deus te abençõe ♥ Like a Rock, Like a Roll | Fan page|Enquete
Aaah, o blog vai completar 1 ano dia 9/06! clique aqui para mandar a sua homenagem!
Nossa "os safados" é de 1988, com o Steve *--*
ExcluirNunca assisti, mas já ouvi falar, é bem comédia e me parece legal!
Tenta assistir sim, além de ser super inspirador é uma ótima forma de enriquecer a nossa bagagem cinéfila.
Obrigada por seguir o blog!
Beijinhos
Oi!
ResponderExcluirPrimeira vez no seu blog e já me deparo com o meu filme favorito de todos os tempos! ♥
Adoro O Mágico de Oz!
Abraços,
Marinah | Blog Marinah Gattuso
Uebaaaas o/
ExcluirQue bom Mari, fico feliz que tenha escolhido um filme que também é um dos seus favoritos!
Beijinhos
Eu nunca assisti o Mágico de Oz inteiro e muito menos terminei de ler o livro. Eu sempre quis terminar, mas por alguns motivos fiquei sem vontade. O vídeo, é meio bizarro, sei lá. Amei o blog, parabéns e sucesso!
ResponderExcluirhttp://dezesseispensamentos.blogspot.com.br
Tenta ler novamente, a historia é bem legal e o filme é bom pra analisar os figurinos e o quanto o cinema mudou com o passar com tempo. SIIIM, o video é bem bizarro! Mas como só sabia sobre a lenda e nunca tinha visto o video, quando encontrei achei legal publicar também.
ExcluirOMG obrigada pelo carinho Carol *----*
Beijinhis
Queria muito ler o livro :xx Amei o post e parabéns pelo blog!
ResponderExcluirBeijos, http://ohaurea.wordpress.com/
Lê sim, é muito legal *--*
ExcluirObrigada Áurea, muito obrigada mesmo pelo carinho.
Beijinhos
clássicos dos clássicos! adoooooooooro <3
ResponderExcluirbom final de semana ;*
http://manualdosvinte.blogspot.com.br
SIIIIIIIM o/
ExcluirObrigada Ca, kk
Pra você também!
Beijoos
Assisti há muito tempo e estou doida para assistir a nova adaptação deste no cinema. Já vi peça teatral também, mas tudo há muito tempo..quando era mais menina..rsrs..ah, adoro!
ResponderExcluirBeijos.
Eu assisti ele no inicio do ano mas só hoje fui fazer o post, também quero muito assistir a sequencia que estava no cinema. Queria assistir aquele musical que estava só no Rio, mas que esse mês vem pra SP!
ExcluirA nada ver, kkk. Algumas lembranças são marcantes, não é? kk
Beijos
É uma história incrível que ultrapassa gerações;
ResponderExcluirhttp://iasmincruz.blogspot.com.br/
Sem duvida ^^
ExcluirBeijinhos
Mirela, cê acredita que já participei do teatro de uma escola que estudava quando era pequena, e era "O Mágico de Oz"? Haha, tenho o DVD aqui em casa ainda de eu dançando divamente <3 Mas foi só nessa época que assisti mesmo, nem lembrava mais o enredo da historia até ler o post ! Detalhe: sempre quis ter o sapatinho vermelho cheio de purpurina e glamour da Dorothy <3 huahau
ResponderExcluirBeijos, Lari.
SERIO? OMG, que super demais. Que liiindo <3
ExcluirEu assisti faz um tempinho, bem na época que avisaram que estava gravando uma sequencia.
PS: Eu também seeempre quis, kkkkk. Inclusive quando mais nova até cheguei comprar umas sapatilhas vermelhas... Sem glitter, mas lindas *--*
Beijinhos
Eu já li o livro! ;)
ResponderExcluirBj, Gabi.
Que maravilhaa o/
ExcluirBeijoos
Nunca assisti o filme e nem li o livro :/ Mas em 2007, quando eu tinha 12 anos e estava na sétima série eu fui a Dorothy na peça O Mágico de Oz em uma apresentação no meu colégio. Adorei interpretar a Dorothy! Beijão :*
ResponderExcluirMundo de Florence {http://mundodeflorence.blogspot.com.br}
Nossa mas esse meus leitores são muito talentosos, teve ser muito legal interpretar a Dorothy. Tente ler ou assistir o filme agora, acho que você vai gostar da historia! Eu pelo menos gosto muito.
ExcluirBeijinhos
Muito interessante o post sobre o Mágico de Oz. Não é uma história tão simples de se entender, quando assisti a primeira vez não entendi direito. Eu era muito pequena, gostava mesmo do visual do filme. Agora o filme já tem outro sentindo para mim. Parabéns pela postagem :)
ResponderExcluirBeijos, Cys
www.casinhadacys.com
Espero que tenha gostado post! Agora chegou a sua vez de falar, não fica tímido não, por muitas vezes nesses comentários amizades foram construídas, opiniões foram trocadas e declarações de amor foram feitas ♥
[ Lembrando que o seu comentário só será pulicado depois da minha aprovação, ok? Eu só preciso ler o que você escreveu e talvez isso leve alguns minutos. Mas todo mundo no final é respondido! ]