Em Cartaz: RIO

sexta-feira, abril 22, 2011



O longa conta a história de Blu, uma arara azul domesticada, que não sabe voar. Após ser capturado por contrabandistas de aves exóticas, ainda filhote, Blu acaba indo parar na fria Minnesota (norte dos EUA), bem longe do Rio de Janeiro, mas é tratado com amor e cuidado por Linda. Por ser o último macho de sua espécie, o ornitólogo (biológo que se dedica ao estudo das aves) Túlio quer convencer Linda a levá-lo para o Rio de Janeiro, a fim de perpetuar a espécie.
E é na cidade maravilha, que Blu conhece Jade. Só que a pequena Jade é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, batendo de frente com Blu logo que o conhece. Quando o casal é capturado por uma quadrilha de venda de aves raras, eles ficam presos por uma corrente na pata. É quando precisam unir forças para escapar do cativeiro. Blu irá viver a maior aventura de sua vida e se ver obrigado a esquecer o ambiente doméstico a que estava acostumado, para poder encarar a temida vida numa natureza desconhecida e, aparentemente, hostil.



Confeso que nunca fiz criticas sobre animações, o que me deixa muito encabulada e preocupada no que eu possa passar a vocês. Mas enfim, varias pessoas criticam o fato de que os personagens brasileiros falem inglês durante o filme, o que no caso deveriam falar em portugues e os personagens americanos deveriam falar ingles o que deixa varios espectadores decepcionados. Mas afinal estamos falando de uma animação para crianças? Ou uma animação para adultos que julgam o filme como uma forma de racismo e preconceito?
 Como todo filme que se fale de BRASIL, ou melhor de brasileiros a imagem de que nós só pensamos em futebol e carnaval é bem clara o que torna clichê diante de olhos criticos ou não.


O fato de que RIO passe em uma epoca de plena euforia carnavalesca não explica o cachecol verde e amarelo que Túlio veste no começo do longa metragem.
 A produção não é ruim, ao contrario é linda de se assistir, colorida, alegre, hospitaleira... mostrando muito bem como é o Brasil.
Mas não vá assistir o filme pensando que vai assistir Tropa de Elite, estamos falando de uma animação, apenas isso. Prostituição e trafico de drogas não é o foco do filme. Mas o contrabando e comércio ilegal de aves exóticas são abordados de forma bem inteligente.
A trilha sonora é explendida misturando os ritmos do carnaval carioca com o pop norte-americano, simplesmente perfeito.
Talvez você pense que Carlos Saldanha (direitor do filme) tenha esquecido um pouco de sua origem, mas será que você faria melhor? Nossos problemas governamentais desrespeitam apenas aos moradores desse pais e as pessoas que realmente querem investir nele. Crianças e individuos que apenas querem conhecer a alegria dos brasileiros não merecem se oculpar com os nossos problemas.

Trailer:




TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DESSAS CADEIRAS:

13 Já puxaram uma cadeira!

  1. Assisti este filme semana passada e achei lindo demais, e gostei também da forma em que falaram do trafico de animais, um assunto muito serio em um pais com aves lindas como o nosso.

    ResponderExcluir
  2. Eu assiti eh liiiiiiiindooo!!..Achei bem engraçadinho, e eh bom pro povo lah de fora pq valoriza bastante a beleza do nosso país!
    eu super recomendo!!
    Passando pra comentar, aproveitando pra seguir! =)

    bjooo
    Passa lah depois se der!
    http://pinkglamblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh, estou louca pra assistir esse filme!
    Para alem de ser animação que simceramente é um dos estilos que mais amo, também conta a historia das belezas de nosso Brasil! Rs

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  4. Dizem que é bom o filme..
    mas, ainda não assisti... o/

    ResponderExcluir
  5. Obrigada gnt pelos comentarios e por deixarem suas opniões! *--*

    Realmente vale mta a pena assistir essa animação.

    Beijinhos queridas!

    ResponderExcluir
  6. Eu vir esse filme e adorei,sou apaixonada por cinema.

    gostei muito do seu blog estou te seguindo, me segue?
    http://nemochapolinajudara.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Estou looouca pra assistir esse filme. Todos estão adorando e falando bem!

    ResponderExcluir
  8. Deve ser legal esse filme ahsuas
    queria mt assistir..
    adorei seu blog, já estou seguindo.
    Segue tbm?

    http://meninaemullher.blogspot.com/

    Bj, sucesso!

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei muito do filme, a animação é ótima e dá pra dar risada das situações de Blu. Mas a imagem ficou que os brasileiros são todos bobos que só pensam em futebol e carnaval, tirando, é claro os traficantes de aves rs.
    Claro que pode ser só mania de perseguição da minha parte, mas é aquele negócio, a gente pode falar mal do Brasil, estrangeiro não! ihasohaos Mas pode ser que eu esteja exagerando pois é só uma animação não uma crítica ao nosso país. Ufa! Falei de mais já kkk!

    beijos e gostei do seu ponto de vista! :D
    Carol - Open Page

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pelos comentarios pessoal!
    Adorei ler o ponto de vista de vocês.
    Não ligo q fale mto Carol, sua fofa!
    Beijoss :*

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado post! Agora chegou a sua vez de falar, não fica tímido não, por muitas vezes nesses comentários amizades foram construídas, opiniões foram trocadas e declarações de amor foram feitas ♥

[ Lembrando que o seu comentário só será pulicado depois da minha aprovação, ok? Eu só preciso ler o que você escreveu e talvez isso leve alguns minutos. Mas todo mundo no final é respondido! ]

 photo insta_zpsixsahumq.png