O Fantástico mundo de Tim Burton

terça-feira, abril 26, 2011

Vamos falar, nada mais, nada menos, de que: Tim Burton. Produtor, artista, fotógrafo, poeta, escritor, desenhista, diretor... E lógico, um dos meus favoritos em todas as categorias ditas! Ah, e desculpa se o post ficar muito grande, é quase impossível falar pouco de um diretor tão brilhante. Hihi.



 A loucura de uma pessoa é a realidade de outra.

Um dos diretores mais conhecidos, por sua temática sombria e seu talento e pelo fato de ter seu melhor amigo e sua esposa na maioria de seus filmes, Johnny Depp e Helena Bonham Carter. Tim e Helena tem dois filhos: Billy de 6 anos e Nell de 3 anos.
Ele nasceu em Burbank, na Califórnia, em 1958 e é filho primogênio de Bill Burton e Jean Erickson.
Diz que desde pequeno era imaginativo e a maioria do tempo ficava preso em seus pensamentos, e uma das suas armas para o escapismo era ler livros de Edgar Allan Poe. Durante a infância, adorava os filmes de monstros e tinha como ídolo o ator Vicent Price.
Quando estava na nona classe, seu talento artístico foi reconhecido por uma empresa de lixo local, quando ele ganhou um prêmio para um cartaz anti-lixo que ele projetou. A empresa colocou este cartaz em todos os seus caminhões de lixo por um ano. Após a formatura no ensino médio, em 1976, cursou na California Institute of the Arts, e se especializou em animação.


Como tantos outros que se formaram a partir dessa faculdade, o primeiro trabalho dele foi pela Disney, como aprendiz de animador, e trabalhou em o Cão e a Raposa, mas Burton tinha algumas diferenças criativas do que de seus colegas de trabalho.
Mas mesmo com as diferenças, a Disney deu passagem para ele produzir seu primeiro filme chamado Vincent (1982), um curta animado sobre um garoto que queria ser como Vincent Price. Narrado por ele mesmo, o curta foi um sucesso de crítica e ganhou vários prêmios.
Logo depois veio Frankweeine, com a duração de uma hora e meia sobre o conto de Frankenstein. Foi considerado impróprio para crianças e não foi liberado, mas o ator Paul Rubens (também conhecido como Pee-Wee Herman) viu o curta, e acreditava que Burton seria o homem certo para dirigir-lhe o primeiro longa-metragem, Pee-wee's Big Adventure (1985). Com o sucesso do filme, Tim se tornou um sucesso e instantaneamente se tornou popular.


No entanto, muitos dos scripts que foram oferecidos a ele depois disso foram, essencialmente, apenas spin-offs do filme, e Burton queria fazer algo diferente do que já tinha realizado.
Com base em Frankweeine foi criado "O Fantástico Mundo de Jack".
Conseguiu conciliar três anos depois Os Fantasmas se Divertem, e com esse, o diretor finalmente se destacou verdadeiramente e foi chamado para realizar uma super-produção: Batman (1989), que mais tarde teria a continuação Batman - O Retorno, também com a direção de Tim Burton. Com sua carreira em um bom estado, lançou um projeto pessoal, Edward Mãos de Tesoura, e chamou o ator Johnny Depp, que se tornou o maior colaborador durante a carreira do cineasta. Depois seria novamente chamado, dessa vez para estrelar a cinebiografia de Ed Wood.

Após esse período, Tim produziu filmes que pouco renderam, como Marte Ataca!, que tinha cores mais vibrantes do que seus outros filmes. Apesar de ser dirigido por Burton e com todos os atores-estrela como Jack Nicholson, Glenn Close, Pierce Brosnan e Michael J. Fox, recebeu críticas medíocres e não foi imensamente popular nas bilheterias.
Sua carreira melhorou em 1999, após lançar o filme A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, sobre uma cidadezinha que sofre uma série de assassinatos.
Em 2001 dirigiu O Planeta dos Macacos, aonde conheceu sua esposa, Helena Bonham Carter. Mesmo o filme sendo muito criticado, foi bem sucedido financeiramente.
Sua carreira continuou em alta depois de Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas, um filme muito mais convencional do que a maioria de seus outros, que recebeu uma boa dose de elogios da crítica, embora tenha decepcionado alguns de seus fãs de longa data, que preferiram a sutileza de seus outros filmes. Mais tarde, Burton voltaria com A Noiva Cadáver. Nessa época, o diretor regravou um clássico da década de 70, A Fantástica Fábrica de Chocolate, novamente com a participação do ator Johnny Depp. Provando ser um dos maiores diretores do século 20.

Mesmo não gostando de musicais dirigiu Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, que foi bem recebido pela crítica, sendo indicado ao Oscar 2008 em algumas categorias, ganhando a categoria Direção de Arte, graças ao belíssimo trabalho do diretor. A paixão pela versão original do musical para teatro, segundo Helena Bonham Carter, foi uma das coisas que os dois tinham em comum e que ajudou a uní-los.
Seu sucesso mais recente foi Alice no Pais das Maravilhas que tem no elenco: Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Anne Hathaway, Alan Rickman e Imelda Staunton.



       Curiosidades
  •     No Natal ele e Helena colocam miniaturas de cabeças decapitados e Oompa Loompas nas árvores .
  •   A maioria de seus filmes tem cenas relacionadas a natais e halloween.    
  • A maioria das trilhas sonoras de seus filmes foram feitas por Danny Efman.
  • Também gosta de começar seus filmes com paisagens de noites nevando.
  • Seu irmão mais novo, Daniel Burton, também é um artista. 
  • Ele está afastado de seu irmão Daniel e sua mãe.
  • Ele usa um par de meias de riscas como um amuleto de sorte nas estréias e cada ocasião especial.

O Estranho Mundo de Tim Burton 


É uma exposição que é em homenagem aos 20 anos da carreira de Tim, que mostra esboços que fez quando criança. Storyboards, maquetes, bonecos, indumentarias, fotografias e pinturas também compõem a amostra num panorama inédito sobre o diretor.
Desde o ano passado há boatos que essa exposição que é no MoMa, Museu de Arte Moderna, em Nova York, viria ao Brasil, mais precisamente para o Rio de Janeiro. Até agora nada foi confirmado, só nós resta esperar e rezar pra que seja verdade!                                                         

Site oficial do Tim Burton:

Não tem como indicarmos fontes especificas de que foi tira essa matéria, porque procurarmos sobre ele em vários lugares... e colocamos coisas que já sabiamos também.

Então o que acharam? Também são fãs de Tim Burton? Comente.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DESSAS CADEIRAS:

0 Já puxaram uma cadeira!

Espero que tenha gostado post! Agora chegou a sua vez de falar, não fica tímido não, por muitas vezes nesses comentários amizades foram construídas, opiniões foram trocadas e declarações de amor foram feitas ♥

[ Lembrando que o seu comentário só será pulicado depois da minha aprovação, ok? Eu só preciso ler o que você escreveu e talvez isso leve alguns minutos. Mas todo mundo no final é respondido! ]

 photo insta_zpsixsahumq.png