Indicados ao Oscar: Meia Noite em Paris

sexta-feira, fevereiro 24, 2012


Um covarde não ama, ou não ama de verdade, dá no mesmo.
 Escrito Por: Victor.

Faz tempo que não escrevo por aqui sobre filmes. Não por que não goste de assistí-los, mas sim por que não estou vendo muitos com frequência – e, além disso, a maior parte dos que vejo não me inspira a vir aqui a fim de falar deles. Mas, o cinema do feriado realmente mexeu comigo – ou talvez foi aquela velha história de ir sem esperar muita coisa. Saí da sala maravilhado com Meia Noite em Paris, perguntando trocentas vezes para os que foram comigo – os coitados dos meus parentes – se eles haviam gostado. E, claro, pronto para ir ao wikipedia quando chegasse em casa para ver os artistas que não conhecia – isso você vai entender daqui a pouco. O filme consegue ser engraçado, comovente, visualmente maravilhoso e passar mensagens que lhe fazem pensar por um tempo. Foi com certeza um trabalho bem melhor que o filme anterior do diretor (Tudo pode dar certo), que é bem legal, mas não chega perto do brilho (que ao menos a meus olhos iluminou) de Meia Noite em Paris.


Bem, devemos começar por Paris. As cenas que aparecem da bela cidade são lindas, você suspira por cada canto charmoso que ela possui. Mesmo que não fique com vontade que ir – como estou – e, mesmo que seja um dos mais do contra e indiferente dos espectadores, há de admitir que a cidade tem um charme encantador. E, por isso e outros muitos motivos, que nosso protagonista, o roteirista e escritor iniciante, Gil, ama Paris. Ele está para se casar com uma mulher muito da chata (que é a Rachel McAdams – mesmo ela me irritando, não deixei de gostar da personagem, pois adoro a atriz e seu trabalho) e que nada tem haver com ele. O casal passa as férias na cidade por conta do pai da jovem, que veio a negócios para lá. Mas os programas são todos escolhidos por Inez (a noiva) e seus amigos (ainda mais irritantes e chatos – ou pedantes, adjetivo que o filme nos apresenta, do qual ri muito), fazendo Gil ficar entediado, acabando por recusar algumas saídas.


Numa dessas recusas, ele vagueia pela cidade à meia noite. Quando para de andar, sentado em uma escada, aparece um carro antigo, onde pessoas o chamam para dentro. Daí, ele é transportado para a Paris dos anos 20, onde conhece figuras que idolatra, dentro da arte e da literatura, como Hernest Hemingway, Picasso, Dáli, Tom S. Eliot e muitos outros. Sugiro que procure um pouco sobre essas figuras antes de assistir ao filme, caso não as conheça. Parece-me mais interessante saber quem cada um foi quando eles aparecem na tela. Mas, se não o fizer, o filme continuará engraçado e belo mesmo assim.
Woody Allen, o diretor, brinca com esse misto de ilusão e realidade, nos mostrando como Gil fica alucinado com suas aventuras noturnas e de como, cada vez mais, aquilo se torna um escape para seus problemas do presente. Por falar nisso, fica bem exposta também a ideia de o passado ser mais atraente, não só por ser uma fuga, mas também algo que não conhecemos tão bem, e nos parece, por tanto, melhor. 


É um filme agradável ao extremo, que nos mostra Paris por todos seus ângulos, além dos problemas de um relacionamento que não sabemos por que veio a existir, mas continua mesmo assim. Vale a pena conferir nos cinemas, caso tenha uma oportunidade.
Assim como Gil, todos tem uma época favorita, para a qual gostariam de viajar caso possível. Qual e a sua? Eu, se pudesse, viajaria para a Inglaterra Vitoriana, 1850.


O filme está concorrendo a 3 categorias do Oscar desse ano (nunca adivinharia isso quando fui assistir ao mesmo!). Melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro original. Não é uma boa aposta para as duas primeiras categorias, por conta dos fortes candidatos e do fato de este não ser um dos grandes trabalhos do diretor, que já levou estatuetas para casa com produções anteriores. Mas, de qualquer forma, apostaria nele para melhor roteiro original uma vez que seus candidatos não são tão fortes assim e ele levou o Globo de Ouro nessa categoria. Vamos aguardar e ver no que dá!


Esse post faz parte do especial de Indicados ao Oscar 2012. Blog das Resenhas e Vende-se Cadeiras.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DESSAS CADEIRAS:

4 Já puxaram uma cadeira!

  1. Queria muito assistir esse filme :)

    Beijos,
    http://placestyle.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela dica Victor! Estou ansiosa para assistir Meia Noite em Paris! Abraços!

    http://newsnessa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! :) Assista sim, vale muito a pena *--* Espero que goste ^^

      Abraços,

      Victor

      Excluir
  3. Obrigda querida *--*
    Pode deixar que vou passar no seu!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado post! Agora chegou a sua vez de falar, não fica tímido não, por muitas vezes nesses comentários amizades foram construídas, opiniões foram trocadas e declarações de amor foram feitas ♥

[ Lembrando que o seu comentário só será pulicado depois da minha aprovação, ok? Eu só preciso ler o que você escreveu e talvez isso leve alguns minutos. Mas todo mundo no final é respondido! ]

 photo insta_zpsixsahumq.png