Made in Brazil: Tiê

domingo, maio 27, 2012


Soaria um tanto clichê dizer que Tiê é uma mulher com voz de menina, mas alguns clichês foram feitos para ser usados, e nesse caso não vejo nada melhor.
Esses dias estava assistindo a novela e ouvi uma música com o seguinte trecho:
"Foi só piscar o olho
E eu me apaixonei enfim
No meio da fumaça
Ele também gostou de mim
O tempo foi passando
E o nosso amor saiu do chão (...)"

Fiquei curiosa em saber qual era o nome da música, e a quem pertencia àquela voz, depois de procurar algumas vezes no Google descobre que era a Tiê. O mais engraçado que achava que nunca tinha ouvido falar dela, mas depois de ouvir as suas músicas descobri que já a conhecia.
Tiê lançou seu primeiro CD "Sweet Jardim" lançado em 2009, que foi inteiramente de sua autoria. O segundo álbum só chegou no ano passado recebendo o nome de 'A coruja e o Coração'.
Com participações de nomes como Jorge Drexler, Marcelo Jeneci e Hélio Flanders, no Festival SXSW, no Texas, e no Rock in Rio.
O seu primeiro álbum rendeu a Tiê uma indicação à categoria Revelação do Prêmio Multishow 2010, e shows em todo o Brasil e em Nova Iorque, além de uma turnê pela Europa, incluindo apresentações em Londres, Paris, Berlim e Barcelona. "Sweet Jardim" também figura a lista dos 50 discos que formaram a identidade musical brasileira dos anos 2000, publicada pelo jornal A Folha de S.Paulo.
Tiê é neta de Vida Alves atriz que protagonizou o primeiro beijo da TV brasileira, e também primeira novela nacional de TV. A cantora cursou Relações Públicas na FAAP, estudou canto em Nova Iorque e foi dona de um brechó/ restaurante em São Paulo. F oi no Café Brechó que Tiê conheceu duas figuras importantes para sua carreira na música: Dudu Tsuda e o compositor Toquinho, com quem a cantora gravou sua primeira música, e viajou por todo o Brasil e Europa em turnê antes de lançar seus álbuns.


Pra quem não sabe, o nome Tiê vem de um pássaro que recebe o mesmo nome. Mas de um jeito delicado ela explica a origem e como foi escolhido esse nome a ela na música 'Passarinho', dizendo que um dia mesmo com o nome diferente já quis se chamar Maria.
Em uma de suas canções você pode aprender falar francês, ou até mesmo, como transformar o seu dia mais feliz.
As músicas de Tiê são cheias de historinhas e extremamente doces, me fazem lembrar sapatilhas de ponta, maça do amor, vestidos fofos, pianos, estradas floridas, xícaras de chocolate quente, balas de goma... E é simplesmente por isso que suas músicas me deixam feliz! Enfim, depois de decidir que caminharia sozinha, mostrou a todo o Brasil do que ela é capaz. O que era apenas uma pausa para cuidar do pulmão, se tornou a forma mas que prudente de mostrar o seu interior ao público e a ela mesma.


PARA OUVIR:
http://www.myspace.com/tiemusica

TWITTER OFICIAL:
https://twitter.com/#!/tiemusica

SITE OFICIAL:
http://www.tiemusica.com/

FACEBOOK OFICIAL:
http://www.facebook.com/pages/Ti%C3%AA/183877598300495

INFLUÊNCIAS:
Acousmatic / Tape music / Alternativa / Folk


Já tinham escutado às músicas da Tiê? O que acharam? Comente.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DESSAS CADEIRAS:

6 Já puxaram uma cadeira!

  1. AMO ela.
    Ja faz um bom tempo que acompanho ela,antes msm da novela.O que eu acho ótimo pra divulgar o trabalho dela.O Brasil precisa ouvir uma boa musica assim.
    Ótimo post.Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também concordo com você, devemos ouvir mais músicas brasileiras.
      É por isso que tenho esse espaço aqui no blog, afinal devemos divulgar a nossa cultura também...

      Obrigada!
      Beijos.

      Excluir
  2. Gostei da dica flor, muito fofo seu blog parabéns.

    www.profanofeminino.com

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado post! Agora chegou a sua vez de falar, não fica tímido não, por muitas vezes nesses comentários amizades foram construídas, opiniões foram trocadas e declarações de amor foram feitas ♥

[ Lembrando que o seu comentário só será pulicado depois da minha aprovação, ok? Eu só preciso ler o que você escreveu e talvez isso leve alguns minutos. Mas todo mundo no final é respondido! ]

 photo insta_zpsixsahumq.png