Ribeirão Preto: Choperia Pinguim

sexta-feira, maio 17, 2013



Como publiquei há alguns posts anteriores, recentemente estive em Ribeirão Preto.
Para quem ainda não leu, pode ler aqui, enquanto estive lá visitei uma tradicional choperia de 1977 chamada Pinguim.
Confesso que não bebo, por conta dos remédios que tenho que tomar sempre, mas quando se fala de lugares históricos é logico que nunca vou deixar de dar um jeito de ir. 
Essa choperia é uma das mais tradicionais e famosas do Brasil, inaugurada em 10 de novembro de 1936 por Nicolás Miranda, a famosa casa de chope está instalada no Edifício Diederichsen e também no Quarteirão Paulista, onde inicialmente funcionou o Snooker Pinguim. Há uma lenda de que a fama do chope ser tão bom, é por conta da proximidade da Pinguim com a antiga fábrica da Antártica na cidade, segundo a lenda o chope era transportado logo após sua produção para a choperia por meio de um encanamento subterrâneo, chamado de "chopeduto". Verdade ou não, o lugar vive cheio e enquanto estive lá não vi ninguém saindo reclamando.


Por conta de várias pessoas procurarem o lugar, tive que esperar um pouquinho na entrada até que algumas mesas esvaziassem. O cardápio é bem distribuído e também fala sobre a tradição e a história da choperia. Como não posso beber, pedi do cardápio o sanduíche que recebe o nome de "Americano", mas daquele jeito, sabe? Tinha a impressão de que os holofotes era o bastante para as bebidas alcoólicas. Mas me enganei, pense em um sanduíche daqueles que você só vê em comercial! Confesso que os últimos pedaços foram empurrados na marra, para, vocês não acharam que eu ia desperdiçar essa perfeição que por mais que pareça pequeno não é de jeito nenhum.


Existe uma certa tradição na Pinguim, dentro dos intervalos durante o funcionamento é preciso repor o gelo da choperia. É nessa hora que o sino toca e os clientes gritam (literalmente) de alegria, nesse momento acontece uma breve pausa em servir o chope. Isso ocorre para manter o geladinho perfeito, mas assim que essa pequena pausa ocorre é tocado o sino novamente e mais uma vez os clientes vão a loucura gritando muito. A explicação disso tudo é que ao misturar igualmente o gelo ao chope, a bebida de mantém gelado por mais tempo e igualmente!


Além do atendimento ser ótimo, a decoração não dispensa comentários. Super detalhada e mantém alguns objetos da decoração antiga. Por favor, o que é esses lustres minha gente? Fiquei tão apaixonada <3
Também, existem vários quadros espalhados pelo bar contando toda a história do lugar, simplesmente fantástico. Para você que ficou super curioso em conhecer, existem outras franquias em Belo Horizonte e em alguns shoppings, só que rezam as más línguas que não tem comparação nenhuma com a de Ribeirão. O clima é outro e o chope também, não posso falar muito sobre isso porque só fui na de Ribeirão Preto.


E para os que adoram levar lembrancinhas para casa, também existe uma lojinha dentro da choperia que você pode levar um pedacinho do lugar com você.
Existem desde cuecas (Deus lá sabe porque!) com estampas da pinguim até canecas e camisetas. Eu optei pela caneca, que inclusive é super pesada! Mas vou aproveitar pra colocar canetas ou doces dentro dela!


Você já conhecia essa choperia? O que achou da indicação? Comente.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DESSAS CADEIRAS:

8 Já puxaram uma cadeira!

  1. Sou de Ribeirão Preto e amoooo esse lugar...realmente tudo o que é vendido por lé é mt bom.
    Ah e fico feliz que tenha gostado desse ponto da cidade.
    Bjos e sucesso.

    http://gabyperes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei siiim, com certeza se voltar a cidade vou passar por lá.
      Obrigada <3

      Beijinhos

      Excluir
  2. não bebo mas esse pãozinho que você postou deixou minha boca cheia d'água
    rsrsrsrs
    beijos beijos, flor!
    bom final de semana ;*
    http://manualdosvinte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é uma delicia Camila! Eu também não bebo então a gnt sempre tem que partir pra outras opções, kkkk.

      Beijinhos Mila

      Excluir
  3. Adorei o blog!
    Te seguindo ;*
    Beijos.

    Visite, segue e curti*

    Blog - http://gabriellanayra.blogspot.com.br/
    Página- http://www.facebook.com/gabsnayra

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. EBAAAAAA o/
      Que bom que você gostou *---*
      Sim, muita coisa deliciosa MESMO! kkkkkk

      Beijinhos

      Excluir

Espero que tenha gostado post! Agora chegou a sua vez de falar, não fica tímido não, por muitas vezes nesses comentários amizades foram construídas, opiniões foram trocadas e declarações de amor foram feitas ♥

[ Lembrando que o seu comentário só será pulicado depois da minha aprovação, ok? Eu só preciso ler o que você escreveu e talvez isso leve alguns minutos. Mas todo mundo no final é respondido! ]

 photo insta_zpsixsahumq.png