Andaram Lendo: A Menina que Roubava Livros

quarta-feira, julho 24, 2013


Há mais ou menos três anos, minha vó estava folheando aquelas revistas de revendedora (bem coisa de vó mesmo, né?) e ela me mostrou uma seção de livros que havia nas últimas páginas. Resolvi olhar os que estavam à venda e me deparei com “A Menina que Roubava Livros”, por 19,90. Fiquei em choque porque na livraria ele custava quase 40 reais. A versão é mais compacta (não que seja resumido, mas as letras são menores do que as da edição original) e as páginas são amareladas, mas eu gostei mesmo assim (até porque amo páginas amareladas)
Demorei pra começar a ler por conta do colégio e, quando finalmente comecei, parava toda hora porque não tinha tempo pra ler. Mas quando 2013 deu as caras, resolvi retomar a leitura do início e me encantei. É realmente uma pena que já tenha passado tanto tempo, pois o livro não deve estar mais à venda na revista, mas para quem se interessar, no final das revistinhas da Avon sempre tem uma seção de livros muito baratos. Até Nicholas Sparks tem lá!

 
UMA DEFINIÇÃO NÃO ENCONTRADA NO DICIONÁRIO

Não ir embora: ato de confiança e amor, comumente decifrado pelas crianças.

A menina que roubava livros é aquele livro que te tira o sono, te faz sentir o que as personagens pensam e viver junto com elas. Durante muito tempo procurei descrever o que essa história significou pra mim, mas cheguei a uma doce conclusão: é impossível!
O pano de fundo da história é a Segunda Guerra Mundial na Alemanha, junto com todos os “Heil Hitler” possíveis. Enquanto a inúmera massa de judeus vai sendo desumanamente exterminada e ameaças de bombardeios são dadas ao país, Liesel Meminger, uma garotinha de nove anos, vê sua vida totalmente mudada numa viagem de trem: enquanto sua mãe a leva para um novo lar. Liesel, com seu irmão mais novo, passa por uma situaçao complicada na viagem.
A partir desse ponto, vários fatores se desenrolam para dar início à história, que é narrada, do começo ao fim, pela morte. Não é uma narrativa sombria, nem assustadora, mas sim detalhada e realista.

“Eu poderia me apresentar apropriadamente, mas, na verdade, isso não é necessário. Você me conhecerá o suficiente e bem depressa, dependendo de uma gama diversificada de variáveis. Basta dizer que, em algum ponto do tempo, eu me erguerei sobre você, com toda a cordialidade possível. Sua alma estará em meus braços. Haverá uma cor pousada em meu ombro. E levarei você embora gentilmente.” - (página 8)

Diz pra mim, gente: tem apresentação mais bonita e real do que essa?
Portanto, a partir dos olhos da nossa querida narradora morte, Liesel tem sua vida narrada desde o momento em que sua mãe, sem condições de mantê-la, a entrega a uma família de alemães (os Hubermann) até o passar de seus anos, o ganhar de maturidade diante da realidade histórica que vivia, a percepção dos sentimentos que a cercam e da vida que passou a viver depois dos acidentes na viagem de trem.
Com o carinho invejável que recebe de seu pai adotivo – o tocador de acordeão Hans Hubermann –, entendendo aos poucos a aspereza com que sua nova mãe, Rosa Hubermann, trata seu pai e ela (e todos os seres humanos possíveis) e compartilhando uma grande amizade com seu vizinho Rudy Steiner, Liesel vai crescendo e nos deixando uma história realmente linda de se ler.

Já leram o livro? O que acharam da historia? Comente.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DESSAS CADEIRAS:

10 Já puxaram uma cadeira!

  1. Esse livro ta na minha lista c:

    Beijo, Joy
    blog-acridoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então pode ler que você não vai se arrepender, Joy!! obrigada por comentar (:

      Excluir
  2. Já tentei ler esse livro mais de mil vezes, mas sempre acabo deixando ele de lado. D:
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso acontecia comigo no começo também, Lorie, mas depois recomecei e não parei mais!
      beijinhos, obrigada pelo comentário xD

      Excluir
  3. AMO! <3
    E tenho! É lindo demais :D

    tatudocaro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amamos, então <3
      é um livro pra guardar no coração!
      obrigada pela opinião, Bárbara!

      Excluir
  4. Amo! É simplesmente maravilhoso. Eu li porque peguei emprestado da biblioteca, mas ainda quero comprar um pra ter pra mim *-*
    Bisous.
    http://thief-of-words.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente, é maravilhoso <3
      eu vivia pegando livro na biblioteca e não devolvia (que feio!)
      pra você ter conseguido devolver A Menina que Roubava Livros é porque você realmente tem MUITO caráter hahahaha
      beijinhos, Debora :)

      Excluir
  5. Esse é um dos livros mais lindos e inesquecíveis que já li! Ela chega a tirar o fôlego. Quando terminei de ler fiquei sem palavras, rs! Sou completamente apaixonada. Adorei o seu comentário também!

    Parabéns!

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, obrigada pelo comentário e pelos elogios! *-*
      em breve postarei mais resenhas! fico feliz que tenha gostado XD
      beijinhos!

      Excluir

Espero que tenha gostado post! Agora chegou a sua vez de falar, não fica tímido não, por muitas vezes nesses comentários amizades foram construídas, opiniões foram trocadas e declarações de amor foram feitas ♥

[ Lembrando que o seu comentário só será pulicado depois da minha aprovação, ok? Eu só preciso ler o que você escreveu e talvez isso leve alguns minutos. Mas todo mundo no final é respondido! ]

 photo insta_zpsixsahumq.png