Antes de Morrer: Sociedade dos Poetas Mortos

segunda-feira, julho 08, 2013


Quando você pensa que conhece alguma coisa, você tem que olhar de outra forma. Mesmo que pareça bobo ou errado, você deve tentar!

Não me culpem se o título de alguns filmes americanos chocam as pessoas, mas nesse caso a tradução desse se encaixa exatamente com o título original, ou seja, quem criou o filme quis dizer exatamente o que retrata o título.
Sociedade dos Poetas Mortos é de 1989, e acreditem ou não eu assisti ele quando estava fazendo o ensino médio.
A história que se passa em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, onde um ex-aluno se torna o novo professor de literatura. Porém, ele propõe métodos de ensino que incentivam seus alunos a pensarem por si mesmos e apresenta aos alunos a Sociedade dos Poetas Mortos. Isto acaba criando um conflito entre os diretores que ainda ensinam através de métodos antigos e conservadores.
Por mais que o filme se passe em uma época bem diferente da nossa, a história é bem atual, afinal quem nunca teve aquele professor que admiramos ao ponto de acharmos que todos deveriam ser como ele, o qual nos faz pensar e acreditar que sempre é tempo para mudanças sociais.


O longa foi uma das 10 maiores bilheterias do ano de 1989 nos Estados Unidos e uma das cinco internacionais. A princípio era o Liam Neeson que iria interpretar o personagem do professor, mas com a chegada do diretor Peter Weir, Robin Willian ficou com personagem.
Falando em Robin, não posso dizer que esse filme foi no início da carreira dele, porque esse é 11° filme de sua filmografia. Apesar de toda polêmica em cima do ator, esse como qualquer personagem que ele faz é emblemático. Afinal, mesmo com todos os problemas e bobeiras que Robin enfrenta e andou falando, ele sem dúvida merece ser lembrado como o brilhante ator que ele é, e o resto deixa para as revistas de fofoca.


Com um roteiro que leva citações da literatura inglesa, com menção aos escritores Henry David Thoreau, Walt Whitman e Byron. O filme também tem como base a expressão “Carpe diem”, que incentivava os personagens a levar a vida aproveitando o momento.
Para as solteironas de plantão, esquece querer assistir o filme com a intenção de colar o poster do sujeito na porta do seu quarto. Todos, a esta altura estão velhos, barrigudos e com netos.
Aliás, nem todo os atores seguiram realmente a carreira de ator, os que ainda recebem destaque nas telonas são Robert Sean Leonard, Ethan Hawke, Josh Charles e por último, mas não menos importante Robin Willian, os demais sumiram do mapa e não deram nem ao menos sinal de vida.






O que acha da filosofia do filme? Já tinha assistido? Comente.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DESSAS CADEIRAS:

12 Já puxaram uma cadeira!

  1. Eu já assisti, é lindo de mais, e fiquei muito triste também no final :(((
    Mas esse filme é uma boa indicação pra assistir nas férias, dá uma vontade de aproveitar a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, o final é super triste ):
      Fico feliz que tenha gostado da indicação, kkk. E pra vem já assistiu, pode rever assistindo nas ferias também *---*

      Beijos

      Excluir
  2. Oie!

    Já assisti várias vezes este filme e ele passa uma mensagem muito boa. Eu adoro.

    Beijinhos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Um dos melhores filmes que ja vi.. Chorei, sorri.. me emocionei todas as vezes que o assisti! E não foram poucas.. rsrsrsrs. Amo o Robin Willian, me refiro ao ator, pq a vida pessoal dele, diz respeito a ele, né não?! rsrsrs
    Bjuuuuuuu.. Adorando vir aqui!
    Joanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme é realmente emocionante e realmente passa uma mensagem maravilhosa. Exatamente, kkk acho o mesmo vamos apenas lembrar do Robin ator! kkkkk.

      Beijinhos flor <3
      Fico suuuper feliz que goste de vir aqui *--*

      Excluir
  4. Conheci esse filme através de um K7. (Acho que é K7 o nome daquilo) Só que nunca o assisti. Dia desses vi no youtube completo e estava à procura de comentários sobre esse filme. Muito obrigada, seu post veio na hora certa. Assistirei hoje mesmo esse filme.
    Beijos!
    http://www.gleannerodrigues.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKK, é fita cassete! Ai eu lembro a ansiedade de rebobinar aquilo D:
      Ebaa o/ que bom que pode te ajudar a fazer essa escolha, espero que aproveite bem o filme. Ele é realmente muito lindo <3

      Beijinhos

      Excluir
  5. Apenas que esse é o meu filme preferido. De todos.
    Vi pela primeira vez no ano passado e desde então já revi mil vezes.
    Melhor filme da vida!
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esse filme é isso tudo *---*
      Lindo e completamente emocionante, fico suuper feliz em saber que postei o seu filme favorito!

      Beijinhos

      Excluir
  6. Nossa, vi esse filme há anos e anos atrás! É realmente muito bom, deu vontade de assistir outra vez, não lembro de muita coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme é realmente não é novo, kkk. Mas assisti sim, é sempre bom rever alguns filmes, ainda mais esse que passa uma mensagem linda!

      Beijos

      Excluir

Espero que tenha gostado post! Agora chegou a sua vez de falar, não fica tímido não, por muitas vezes nesses comentários amizades foram construídas, opiniões foram trocadas e declarações de amor foram feitas ♥

[ Lembrando que o seu comentário só será pulicado depois da minha aprovação, ok? Eu só preciso ler o que você escreveu e talvez isso leve alguns minutos. Mas todo mundo no final é respondido! ]

 photo insta_zpsixsahumq.png