Livros para ler nessas férias ou até o final do Inverno!

quinta-feira, julho 04, 2013



Poderia escolher outro título para esse post, mas acredito que esse se encaixa perfeitamente para o momento. Afinal, nem todo mundo está em clima de férias, mas todo mundo está em clima de inverno.
Por mais que os jornais digam que esse clima está parecendo mais o verão, discordo achando que o clima está bem típico da estação, só que um pouquinho mais frio! kkk.
Então para os que são viciados em uma boa leitura, indicarei alguns livros para você aproveitar bem esse clima que só me faz pensar em: cobertores quentinhos, sopas, chocolate quente, chá, filmes, livros e muita comida!

A Primavera do Dragão

Nelson Motta é fascinado por personagens radicais, os doidões com causa, e de extraordinária potência criativa. Depois de “Vale tudo”, a biografia de Tim Maia, o jornalista, escritor e produtor musical reconstitui a juventude de Glauber Rocha, ícone de uma geração excepcional. Vivendo como filmava, em transe contagiante, ele fez da juventude uma experiência libertária, e aos 25 anos foi consagrado em Cannes com “Deus e o diabo na terra do sol”. Quando assistiu à primeira projeção do filme, o jornalista e escritor Nelson Motta sentiu a mesma emoção despertada ao ouvir “Chega de saudade”. Passou a ser amigo e admirador de Glauber, e agora recupera a trajetória de seus anos de ouro. Biógrafo pop, o jornalista e escritor Nelson Motta faz desse livro retrato de um cineasta tão genial quanto precoce, ele e sua geração ousada, abusada e transgressora, na aventura contra a monotonia cultural.
A capa desse livro é linda, totalmente coberta de um vermelho metálico que se colocado ao sol, tenho quase certeza que cega. 
Os capítulos dele são divididos de uma forma bem diferente e apesar da crítica negativa recebida por ter fatos omitidos, vale muito ler para conferir um pouco da história do cinema brasileiro.

Cidade da Penumbra - Lolita Pille

Bem-vindo à cidade da penumbra! Todos tem direito à Beleza, à Juventude, ao Conforto Mínimo. Syd Paradyne, tira da série B, barba de dois dias, alcoólatra, investiga o suicídio de um obeso. O sol não aparece há muito, muito tempo. A corrupção reina. Aparece uma garota linda e estigmatizada. Blue tem os olhos azul-metálicos e segredos inconfessáveis: é uma possibilidade de amor em um mundo sem esperanças. Nessa sátira a uma sociedade utópica baseada na premissa da felicidade obrigatória, em uma atmosfera de policial noir, Lolita Pille faz referências a pesos-pesados da ficção científica, como George Orwell; Aldous Huxley; William Gibson, o fundador do cyberpunk, e Philip K. Dick, autor de Do Androids Dream of Electric Sheep?, o livro que inspirou o filme Blade Runner. Cidade da penumbra é um retrato muito bem-acabado do consumismo e do endividamento bancário, do uso indiscriminado de remédios e drogas e da ditadura da felicidade a qualquer preço. Ao lidar com esses temas que já assombram o presente, a autora cria polêmica e aborda o totalitarismo, o racismo, a desinformação, a vigilância big brother, as cibertecnologias e assim, mais uma vez, desafia convenções.
A forma que a história é descrita é bem complexa, por mais que se passe em uma década muito a frente da nossa e ainda tenha alguns exageros os conflitos são totalmente atuais. Até mesmo marcas e empresas já existentes são citados na história, o que deixa tudo mais atual e real.

A vida secreta das Abelhas

O mundo de Lily, uma menina de 14 anos, marcada pela dor e pela morte de sua mãe. Diante de um momento crítico, em que a única pessoa que lhe resta está em perigo, que Lily vai iniciar sua aventura, uma experiência que a abrirá finalmente para o amor. Um romance sobre o autoconhecimento, no qual a solidariedade humana é a abelha rainha que congrega todos os corações a sua volta. 
O livro já foi adaptado para os cinema e já foi falado aqui no blog
Assim, como o filme o livro é ainda mais lindo e emocionante, os capítulos são acompanhados por algumas citações dos costumes das abelhas o que fazem realmente entender ainda mais sobre o valor da vida.

A menina de Roubava Livros

A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto
Escrita de uma forma bem diferente e composta por algumas ilustrações, a pessoa que ler esse livro tem que entender que ou vai gostar muito ou vai detestá-lo amargamente.

Não Conte a Ninguém

David Beck e sua esposa Elizabeth comemoram o aniversário de seu primeiro beijo quando uma tragédia interrompe o clima de romance: Elizabeth é brutalmente assassinada. O caso acaba sendo resolvido e o assassino, condenado. No entanto, David não consegue superar a morte de Elizabeth. Depois de oito anos, ainda se lembra de todos os detalhes. Mas é no dia do aniversário de morte de Elizabeth que a história realmente começa. Uma estranha mensagem aparece no computador de David, uma frase que somente ele e a esposa conhecem. De repente ele depara com o que parecia impossível - em algum lugar, de alguma maneira, Elizabeth está viva. Ele é advertido para que não conte a ninguém e envolve-se em um sombrio e mortal mistério, sem saber que já está sendo seguido por alguém que o tentará deter antes que descubra toda a verdade. Apesar da história ser bem pequena (com certeza dá pra ler em um dia só), mesmo com poucas páginas a narrativa é bem escrita. Confesso que, acho bom ter poucas páginas, assim nós não morremos de curiosidade e já ficamos sabendo do desfecho, sem aquela enrolação toda.


Esse friozinho te faz pensar em quê? Gostou das indicações? Comente.


TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DESSAS CADEIRAS:

16 Já puxaram uma cadeira!

  1. Quero ler "a menina que roubava livros" c:

    Beijos, Joy
    blog-acridoce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post. Ótimas dicas de livros!
    Seu blog é muito lindo! Tem um toque vintage que eu adoro!! Já virei seguidora!
    Super beijo. :)

    http://refugiopcional.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaa que bom que gostou o/
      Obrigada Dalyla, fico feliz que tenha gostado! Espero te ver mais vezes por aqui.

      Beijinhos

      Excluir
  3. Curti todas as dicas. Vou tentar ler algum! Bjos!

    http://apostacertablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou <3
      Tenta ler sim, espero que goste deles quando ler!

      Beijos

      Excluir
  4. Tó atolada de livros pra ler esse mês que, com certeza, não irei terminar! São livros, HQs e um monte de blogs que tenho que visitar todos os dias... Assim não dá né! HAHAHAHA
    Gostei do Cidade da Penumbra, a capa chama muita atenção! <3
    Beijos, Lari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, kkkk. Que legal, mas assim que terminar tudo isso você pode buscar novas coisas para ler.
      Cidade da Penumbra é bem legal, essa capa é de uma edição nova, mas apesar da escrita complexa... O livro é muito bom!

      Beijinhos

      Excluir
  5. a menina que roubava livros é simplesmente o livro mais lindo da minha vida <3 o meu favorito!

    uma amiga leu a vida secreta das abelhas e disse que tava gostando... e o filme parece ser interessante. vou procurar saber mais sobre a história!

    www.pe-dri-nha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serio? Que liiindo <3 eu também acho ele muito bom.
      A minha que me recomendou "A vida secreta das Abelhas", depois que já tinha assistido o filmes 2 vezes, kkkk. Ambos são maravilhosos e além de ser o favorito da minha mãe... É o meu também <3

      Beijinhos

      Excluir
  6. Preciso muito ler A menina que roubava livros, acredita que eu nunca li? Nunca li também O pequeno príncipe e nem Pollyana. Parece que sou uma das únicas pessoas que não leu esses livros, e que por sinal são maravilhosos.
    Beijos, Light As The Breeze

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk, é normal. Eu li "O Pequeno Príncipe" em espanhol e "Pollyana" também não cheguei a ler. Por mais que goste muito de ler, não sou ligada a clássicos ou coisa do tipo. Acho que me apega aos livros que são "gostosos" de ler! Sejam eles clássicos ou não, acho que isso vai de cada um <3

      Excluir
  7. Eu já comecei a ler A menina que roubava livros mas acabei abandonando, não foi o tipo de leitura que me prendeu, mas conheço pessoas que amaram esse livro, eu já li Não conte a ninguém e eu adorei, esse suspense que o livro tem eu acho super interessante...
    Boa leitura pra você.
    Beijos.

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas pessoas desistem de ler esse livro, realmente não é todo mundo que gosta! "Não conte a ninguém" é fantástico, em poucas paginas consegue nos prender perfeitamente <3

      Obrigada, uma ótima leitura pra você também!
      Beijinhos

      Excluir
  8. Nossa estas suas dicas são muito boas pelo menos pra mim que gosta de ler nunca li O pequeno Príncipe mais por falta mesmo de ir atras de um exemplar mas li "A vida secreta das abelhas" eu gostei tanto que li em apenas dois dias achei simplesmente maravilhoso, vou começar a ler "A menina que roubava livros" espero gostar depois eu digo se gostei ou não. Beijos até mais
    Dorotéia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou *---*
      "O Pequeno Príncipe" eu li em espanhol na escola e gostei muito <3 Se você tiver como pegar um exemplar dele (mesmo em português) acho que vai gostar bastante. "A vida secreta das Abelhas" é perfeito e o filme também <3
      "A menina que roubava livros" é bem poético, mas mesmo assim é uma ótima leitura!

      Beijinhos
      Boa Leitura!

      Excluir

Espero que tenha gostado post! Agora chegou a sua vez de falar, não fica tímido não, por muitas vezes nesses comentários amizades foram construídas, opiniões foram trocadas e declarações de amor foram feitas ♥

[ Lembrando que o seu comentário só será pulicado depois da minha aprovação, ok? Eu só preciso ler o que você escreveu e talvez isso leve alguns minutos. Mas todo mundo no final é respondido! ]

 photo insta_zpsixsahumq.png