Andaram lendo: Não me abandone jamais

terça-feira, agosto 27, 2013

Há alguns anos, duas amigas me sugeriram um filme que diziam ser muito emocionante. O modo como elas me contaram pontos da adaptação cinematográfica de Não me abandone jamais me motivou muito a assistir, antes mesmo de saber que a história era baseada num livro. Tempos depois, passeando pela livraria Cultura, em São Paulo, vi a versão original do livro numa estante e pirei. Por apenas R$19,90, adquiri um dos melhores livros da minha vida.


Trata-se de uma distopia, ou seja, uma utopia do avesso. Num orfanato, Kathy, Tommy e Ruth formam um laço muito forte de amizade com o qual convivem durante a infância e a adolescência. Kathy H., a nossa narradora-personagem, divide conosco momentos importantes da estadia dos três amigos em Hailsham, bem como os mistérios que cercavam tal orfanato. Não, não é uma história de terror, mas mesmo assim uma história angustiante que nos faz perguntar "Por quêêêêê?". 
Kathy H., logo nas primeiras páginas, já demonstra que o livro vai ser composto por flashbacks, ou seja, uma mistura de fatos do presente, de um passado próximo e de um passado mais distante. Como eu li a versão em inglês, confesso que me perdi em alguns momentos, já que não falo o idioma fluentemente, mas lembrar das cenas do filme me ajudou bastante a manter a leitura organizada dentro da cabeça. 
Deixo a dica pra quem ainda não conhece a história para que tome cuidado ao ler sinopses, especialmente do filme. Existe um ponto crucial da história que muitas pessoas não consideram um spoiler, mas confesso pra vocês que se eu não soubesse desse ponto antes de ver o filme/ler o livro, a história teria sido muito mais chocante e emocionante. Por isso, ao invés de escrever uma resenha detalhada sobre o livro, deixo um trecho muito bonito narrado pela Kathy H. para vocês refletirem e decidirem se querem ou não ler a história.
O que não sei ao certo... é se nossas vidas foram tão diferentes... das vidas das pessoas que salvamos. Somos todos mortais. Talvez nenhum de nós realmente entenda o que passamos... ou sinta que tivemos tempo o bastante.
Por que vocês acham que eles salvaram a vida de alguém? Como vocês imaginam que eles fizeram isso? O que esse trecho tem a ver com a vivência deles no orfanato e como isso refletiu na vida de cada uma das personagens com o passar dos anos?


Como eu disse, o livro foi adaptado em filme, que não deixou a desejar. A Mi já fez uma resenha para o filme, que você pode ler clicando aqui. Com cenas lindas e uma fotografia extremamente fofa, algumas páginas ganham vida a partir da atuação maravilhosa dos atores. Sei que isso não faz parto layout de nossas resenhas aqui no Vende-se Cadeiras, mas resolvi trazer algumas fotografias que eu achei incríveis, para incentivar vocês ainda mais a lerem a história.


É uma história que mexe com nossos sentimentos de um jeito muito especial... Um tanto quanto perturbador. Nos faz refletir sobre o que é importante para nos mantermos vivos, focando nos nossos sentimentos. Você vai ler/já leu?

Onde comprar:

Uma dica, se você sabe um pouco de inglês: a versão original é mais barata (aqui). O preço está diferente do dia em que eu comprei, porque faz mais de um ano que eu fui lá!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DESSAS CADEIRAS:

1 Já puxaram uma cadeira!

  1. Não conhecia, parece ser muito bom..Passa no meu blog pra conhecer tb, se gostar e seguir, sigo de volta!!!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado post! Agora chegou a sua vez de falar, não fica tímido não, por muitas vezes nesses comentários amizades foram construídas, opiniões foram trocadas e declarações de amor foram feitas ♥

[ Lembrando que o seu comentário só será pulicado depois da minha aprovação, ok? Eu só preciso ler o que você escreveu e talvez isso leve alguns minutos. Mas todo mundo no final é respondido! ]

 photo insta_zpsixsahumq.png