Andaram lendo: Dom Casmurro

terça-feira, outubro 29, 2013

A gente é obrigado a ler na escola como se isso fosse um castigo, o que faz com que muito aluno tenha ódio mortal do Machadinho. Os professores querem nos mostrar uma linguagem diferente, que era muito comum antigamente - até mesmo um português de Portugal do século XIX - pra muita gente que nunca leu nem Chapeuzinho Vermelho. A desculpa é a mesma: o aluno tem que saber as obras antigas.
Mas hoje, quebrando esse conceito sem lógica que a escola nos impõe, vim aqui contar rapidinho pra vocês o quanto eu amo DOM CASMURRO (felicidade saltitando aqui, pera gente).


Li esse livro pra aula de literatura no segundo ano - se não me engano - do médio e me apaixonei. O único momento ruim da leitura foi no ônibus, quando o senhor que tava ao meu lado me soltou o spoiler mais inconveniente da história literária, que não convém ser dito aqui.

Gente, o Bentinho é a coisa mais realista desse mundo. Sendo o narrador personagem, nos mostra mil e uma coisas que se passam na cabeça dele, principalmente inseguranças. Ele e Capitolina - a nossa diva Capitu - passam a infância juntos e é a partir dessa relação de amizade que a história se cria.

O objetivo dele é atar as duas pontas da vida, ou seja, narrar sua história desde a infância até a velhice. Por isso, um recurso usado é o famoso flashback, nos proporcionando uma intensa viagem no tempo. 

Se você não sabe nada sobre esse livro, não procure o porquê do título, nem debates polêmicos sobre a trama, se não perde a graça de ler. Bom mesmo é ler do começo ao fim e ir descobrindo coisas por si só, ao mesmo tempo em que tenta desvendar o que se passa na cabeça do tal do Bentinho.

Para os interessadjinhos, há uma minissérie que foi transmitida pela Globo e que eu, particularmente, amei (dá até pra acompanhar com o livro na mão). As personagens foram hiper bem interpretadas, na minha opinião, e as cenas foram fielmente retratadas. E a trilha sonora com Elephant Gun, do Beirut? Perfeito.

É sério, minha gente, vocês vão se apaixonar. Depois que virarem a última página saberão que leram uma história encantadora e eternamente enigmática.




Onde comprar:

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DESSAS CADEIRAS:

2 Já puxaram uma cadeira!

  1. Adivinha que livro está na minha cabeceira?
    Acertou se chutou Dom Casmurro. E é a mesma edição.
    Sempre fui fascinada pelos mistérios dessa história. Sei algumas quotes de cor, já assisti a minissérie inteira, mas nunca tinha parado pra ler, até agora. E até o momento, só tenho críticas positivas, Machado é rei!!

    Beijos, Mirela!
    E obrigada pela visita!

    http://www.beingjournalists.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serio? Que demais *---*
      A Manie que leu o livro, eu só assisti a minissérie. Mesmo assim sei alguns quotes e admiro muuuito o escritor! Espero que tenha uma boa leitura e que continue gostando da leitura ♥

      Beijinhos
      Magina Natscha, obrigada você... Espero te ver mais vezes por aqui! (:

      Excluir

Espero que tenha gostado post! Agora chegou a sua vez de falar, não fica tímido não, por muitas vezes nesses comentários amizades foram construídas, opiniões foram trocadas e declarações de amor foram feitas ♥

[ Lembrando que o seu comentário só será pulicado depois da minha aprovação, ok? Eu só preciso ler o que você escreveu e talvez isso leve alguns minutos. Mas todo mundo no final é respondido! ]

 photo insta_zpsixsahumq.png