Para Assistir: NO

sexta-feira, junho 20, 2014




Política sempre esteve muito presente em minha vida, antes mesmo de tirar o meu título de eleitor já ajudava a minha mãe avaliar os candidatos que ela tinha que eleger. É estranho dizer isso, mas política, podemos dizer que está presente na vida de todo mundo, basta você querer conversar sobre ela ou não. Mas digamos que sentar em uma mesa para conversar ou assistir um filme sobre política pode parecer algo não tão fácil assim.
Porém, a curiosidade de como realmente é idealizado todas aquelas campanhas exibidas principalmente nos horários eleitorais, sempre é a curiosidade de muitas pessoas! Foi então que, quando procurava alguns filmes acerca do mundo da publicidade, encontrei a tão curiosa resposta, em um filme chamado NO, dirigido pelo chileno Pablo Larraín e estrelado por Gael García, um mexicano que anda bem conhecido em Hollywood.


Tudo se passa no plebiscito de 1988, o qual colocou fim a uma ditadura de 15 anos imposta por Augusto Pinochet. A história que é baseado na peça do escritor chileno Antonio Skármeta, El plebiscito, conta como René Saavedra, um exilado que volta ao chile e vai trabalhar como publicitário a serviço da campanha "Não" conseguiu influenciar o eleitorado a votar contra a permanência de Augusto Pinochet no poder durante um referendum, feito sob pressão internacional, pelo próprio ditador. Com poucos recursos, e sob constante vigilância por homens de Pinochet, ele recebe um ousado plano para ganhar o referendum.
Tudo é mostrado claramente no filme, desde como é criado o logotipo de um partido, passando pelo conceito da campanha, até como elas são gravadas para chegar a mídia televisiva.


Quando assisti o filme, pouco sabia sobre a ditadura de 15 anos do Pinochet, mas mesmo assim consegui acompanhar bem os conflitos apresentados no longa metragem, o qual tem como principal diferencial a forma de como foi filmado. 
Gravado inteiramente com uma U-matic, formato analógico de gravação extremamente utilizado nos anos 80, ao assistir, você tem a impressão de que realmente está vendo um documentário e que os personagens apresentados ali, são figuras reais da história e não simplesmente atores.
Então, se você está cansado de assistir romances ou comédias americanas, abra a sua mente e vamos aprender um pouco sobre política! Por mais que o assunto pareça chato e que não seja tão comentando aqui no blog (que continuará assim), garanto que para quem quer entender um pouco mais sobre publicidade, cinema e política, será o suficiente para que em época de eleição, você admire o sujeito que fez a campanha de qualquer partido!


Já tinha assistido NO? Pensa em assistir? O que achou dele? Comente.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DESSAS CADEIRAS:

4 Já puxaram uma cadeira!

  1. esse filme ♥
    fui assistir num cineminha barato aqui de santos, sozinha, numa quinta-feira qqr hahaha
    e eu adorei! também não sabia muito sobre a ditadura do pinochet, mas graças ao filme eu acabei aprendendo bastante sobre essa parte da história e me interessei bastante pela campanha do "no"
    é um filme irônico, e eu AMO ironia!

    fora que gabriel é uma coisa muito maravilhosa, né, meu brasil

    amei que você escreveu sobre esse filme, pq é pouco conhecido e é bom que mta gente assista ^-^

    beijos miii

    www.pe-dri-nha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti em casa mesmo Manie, mas super valeu a pena! O interessante do filme é isso né? Por mais que não entendemos muito sobre essa ditadura, mesmo assim dá para entender direitinho!
      kkkkkkkkkkkkkkkk, Gabriel LOVERS/LINDO kkkkkk

      Fico feliz que tenha gostado que eu tenha falado sobre o filme, que apesar de não ser muito conhecido, super vale a pena assistir ♥

      Beijinhos Manie, sua linda *--------*

      Excluir
  2. Estou para assistir esse filme faz tempo...
    (obrigada por me lembrar! hehe)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assisti sim Marilia, super indico! *---*
      De nada, estamos aqui para isso kkkkkk

      Beijinhos

      Excluir

Espero que tenha gostado post! Agora chegou a sua vez de falar, não fica tímido não, por muitas vezes nesses comentários amizades foram construídas, opiniões foram trocadas e declarações de amor foram feitas ♥

[ Lembrando que o seu comentário só será pulicado depois da minha aprovação, ok? Eu só preciso ler o que você escreveu e talvez isso leve alguns minutos. Mas todo mundo no final é respondido! ]

 photo insta_zpsixsahumq.png