O Fabuloso Destino de Amélie Pollain

sexta-feira, outubro 07, 2011

São tempos difíceis para os sonhadores...
Talvez o mais correto fosse colocar esse filme na coluna dos filmes que você deve assistir antes de morrer, mas se levar em consideração que todas as sextas feiras vai ter dica de filme aqui no blog. Qualquer dia que passar esse filme vocês vão acabar sabendo dele ou o revendo.
Então porque não postar ele hoje não é mesmo? Como minha vó já fala "Não deixe nada para amanha, o que pode ser feito hoje", ou é minha mãe que fala isso? Ah que seja!
O Fabuloso destino de Amélie Pollain é um dos meus clássicos atuais mais favoritos, um dos motivos é pela sua produção fotográfica que é fantástica outro é pelo roteiro simples mas maravilhosamente trabalhado. Poderia citar outros motivos também mas isso não será necessário, vou deixar que assista e numere outras características.
Tudo se passa na França ( ai, ai, Paris!), isso mesmo você já deve estar imaginando um filme cheio de moda, glamour, Torre Eiffel, brioches e coisas do tipo... mas meu amado leitor nem tudo é assim! Claro que ainda temos Nicolas Sarkozy na cidade luz, mas isso seria um post sobre politica e o assunto agora não é esse.


A historia contada é da inocente Amélie, a moça criada pelos pais totalmente instáveis emocionalmente e cheios de manias completamente esquisitas. O pai ex medico militar cisma que a garota em sua infância tem anomalia cardíaca, com isso a menina acaba estudando em casa com sua mãe que era professora. Assim ela cresce isolada de tudo e de quase todos.
Os anos passam e após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, Amélie muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Um certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique. Ao ver o quanto ele realmente se emociona ao receber o seu objeto de volta, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então é a partir de pequenos gestos, que ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisso um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.


O filme relata o quanto as pessoas ultimamente andam tão relapsias ao ajudar o próximo, pequenos gestos podem sim fazer diferença. Infelizmente o fato do ser humano se importar apenas com eles e com o que pode acontecer no futuro de suas vidas fazem com que atos de caridade caem em esquecimento.
Dirigido por Jean-Pierre Jeunet (thriller americano “Alien – A Ressurreição”), o longa é um leve drama com toques de comedia e ironia.
 A parte visual fica por conta do Bruno Delbonnel (diretor de fotografia). Para que o clima ficasse mais fantasioso foram usadas muitas cores berrantes equilibradas com tons de azul. Houve todo um trabalho digital para que tudo saisse perfeito, mas como nada se cria tudo se inspira, a fotografia do filme teve influencia de pinturas artesanais, uma delas do artista brasileiro Machado de Assis, que em suas obras utilizava os tons de vermelho e verde como evidencia.


A trilha sonora é composta inteiramente pelo músico francês Yann Tiersen. E na parte de atuação Audrey Tautou da um show de carisma interpretando Amélie. Com suas expressões faciais ingenuas, seu olhar arregalado e tímido mostra realmente que sua atuação e a ingenuidade de sua personagem são para poucos.
Indicado aos prêmios César (França), B.A.F.T.A (Inglaterra) e Oscar (EUA) de melhor fotografia e vencedor do European Film Award na mesma categoria. 
O Fabuloso Destino de Amélie Pollain além de ser um clássico do cinema ainda nos mostra que a felicidade pode estar em pequenos gestos que realizamos.


Já tinham assistido esse filme? Deixe sua dica e opinião. Comente!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DESSAS CADEIRAS:

0 Já puxaram uma cadeira!

Espero que tenha gostado post! Agora chegou a sua vez de falar, não fica tímido não, por muitas vezes nesses comentários amizades foram construídas, opiniões foram trocadas e declarações de amor foram feitas ♥

[ Lembrando que o seu comentário só será pulicado depois da minha aprovação, ok? Eu só preciso ler o que você escreveu e talvez isso leve alguns minutos. Mas todo mundo no final é respondido! ]

 photo insta_zpsixsahumq.png