As Vantagens de Ser Invisível - O Filme

quinta-feira, fevereiro 21, 2013



Eu acho que somos quem somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas.

As Vantagens de ser Invisível, já vem sendo comentado por muitas pessoas e sem dúvida já se tornou um clássico. Não se engane achando que não existem adaptações literárias para o cinema que não valem a pena, às vezes acontece de o livro ser muito bom e o filme também.
Mas nesse caso talvez isso tenha acontecido porque o mesmo que escreveu o livro é o que dirige, Stephen Chbosky, o sujeito que, sinceramente, fez a coisa certa.
O filme que é uma adaptação de um livro que recebe o mesmo nome, gira em torno de Charlie, um garoto que tem 15 anos no momento de sua entrada no colegial em Pittsburgh. Ele se recupera de uma depressãoe decorrida da perda de seu único amigo, a qual lhe rendeu tendências suicidas. No colégio, porém, começa sua jornada de socialização, de crescimento e recuperação com a inadvertida ajuda de dois veteranos, Patrick e Sam, que o recebem em seu mundinho à parte dos populares da escola.
A trilha sonora é perfeita e recheadíssima de clássicos dos anos 80 e sem dúvida dá para entender o quanto o filme vem fazendo sucesso, afinal a proximidade das histórias dos personagens com o publico é enorme e muito bem interpretadas.


Confesso que, de início achei o filme muito depressivo e um pouco parado, mas conforme as coisas foram caminhando, isso se tornou algo relevante, sendo o ingrediente principal para se apegar a cada momento que se seguia.
A forma de como a trilha sonora é tratada é surpreendente, pelo filme se passar nas décadas de 80 e 90 faz com que as músicas que giram em torno dos personagem sejam emblemáticas.
O mais interessante foi mostrar a dificuldade que os jovens daquela época tinham em encontrar o seu estilo musical próprio.
Hoje em dia pegamos qualquer música pela internet e a qualquer momento podemos descobrir qual é a música que toca na trilha sonora daquela série.
Para eles não era muito mais complicado afinal vinis, fita cassete e gravadores eram bem presentes naquela época e a dificuldade em saber qual era aquela música que não paravam de tocar nas discotecas eram ainda maiores.


Apesar da época retratada, os conflitos apresentados durante o filme são completamente atuais. Como o início do ensino médio, faculdade, carreira, drogas, sexo, o primeiro amor, traumas de infância, família e tudo o que qualquer adolescente pode passar ou já passou.
E o que podemos levar disso? A esperança que dias melhores virão e que esses conflitos que passamos em nossas vidas, afinal é um turbilhão de emoções e incertezas, é o começo de uma fase inesquecível e a garantia que dias melhores virão.
Acreditem, o que faz um filme ficar para história é o conjunto da obra, a importância que ele tem para você e a sensação que ele transmite a todos.


Já leram o livro ou assistiram o filme? Já entrou para sua lista de favoritos? Comente.


TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DESSAS CADEIRAS:

2 Já puxaram uma cadeira!

  1. Eu amei o filme e o livro.
    Realmente naquela época era mais difícil ter acesso as músicas.

    Beijos,

    Carissa
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou (:
      Não posso falar do livro, porque ainda não li. Mas depois de assistir o filme, não vejo a hora de ler o livro!

      Beijoos

      Excluir

Espero que tenha gostado post! Agora chegou a sua vez de falar, não fica tímido não, por muitas vezes nesses comentários amizades foram construídas, opiniões foram trocadas e declarações de amor foram feitas ♥

[ Lembrando que o seu comentário só será pulicado depois da minha aprovação, ok? Eu só preciso ler o que você escreveu e talvez isso leve alguns minutos. Mas todo mundo no final é respondido! ]

 photo insta_zpsixsahumq.png