Diário de uma (quase) Transplantada: De Carro ou Avião?

terça-feira, março 19, 2013



Pra quem acompanha há algum tempo o blog, sabe que essa coluna é muito mais do que especial pra mim. Afinal, é aqui que mostro ainda mais quem eu sou, e compartilho experiências que não é todos que podem viver, mas é o bastante para tirar a dúvida de algumas pessoas que passam pelo mesmo.
No final do ano passado anunciei aqui que não estaria (ainda) na fila de transplante pulmonar, com isso me programei para fazer algumas coisas diferentes! Como viajar, por exemplo, mas como nunca viajei, ainda mais com um concentrador de oxigênio, fui atrás de algumas informações para me sentir mais segura para colocar o pé na estrada.
Mas antes de qualquer coisa, se você está com os mesmo planos, certifique-se de verificar com o seu médico para ter certeza de que está tudo bem para você viajar.
E se tudo estiver certo, ai sim, pode começar a escolher o meio de transporte que vai te levar ao seu destino!

De avião

A maioria das companhias aéreas não permite o uso de unidades de oxigênio pessoais contendo oxigênio comprimido, ou oxigênio líquido. Certos modelos de concentradores portáteis de oxigênio, no entanto, podem ser admitidos.
Algumas companhias aéreas exigem que você possa usar o oxigênio fornecido pela companhia aérea a um custo adicional (diga-se de passagem, um custo bem adicional).
Se você precisa fazer regime especial de uso de oxigênio no avião, muitas companhias aéreas que fornecem esta opção de viagem exigem que você faça uma solicitação com pelo menos 72 horas de antecedência.
Antes de comprar um bilhete, entre em contato com a companhia aérea para ver o que sua política de conduta diz a respeito, e quais os dispositivos de oxigênio são aprovados para uso.
Não se esqueça de planejar o seu tempo no aeroporto também. Se alguém tiver de ajudá-lo com a segurança, vai precisar de um passe válido fornecido pela companhia aérea, que mostra que a pessoa têm permissão para ajudá-lo.
Se não puder viajar sozinho, e tiver que ter auxílio de um acompanhante, as companhias aéreas geralmente dão desconto na passagem do acompanhante.
Assim que chegar ao seu destino, programe-se para ter uma pessoa aguardando com oxigênio. Companhias aéreas não fornecem oxigênio fora do avião.

Se for de carro

Você precisa parar para recargas de oxigênio ao longo do caminho, portanto verifique com seu fornecedor regular antes de sua viagem para descobrir onde este serviço está disponível.
Se você planeja passar a noite em um hotel, ligar com antecedência para que eles saibam que você estará usando o oxigênio no quarto.
Uma vez na estrada, é importante viajar com segurança usando seu equipamento, e seguir estas dicas:
Manter o tanque na posição vertical e longe do calor e chamas;
Não armazenar oxigênio no porta-malas ou deixá-lo no carro, onde ele pode ficar superaquecido.

Ou de ônibus

Ligue para a linha de ônibus com antecedência, para saber mais sobre suas regras.
Se você precisa viajar com alguém para ajudá-lo com o seu oxigênio, algumas empresas irão permitir que um acompanhante viaje de graça, mas é necessário uma carta do seu médico comprovando sua necessidade do acompanhante.
Certifique-se de perguntar sobre esta política quando você entrar em contato com a viação de ônibus.


É isso gente, eu pelo menos acho as informações super válidas. Mas pra você que não precisa desses cuidados, acho interessante repassar o conteúdo. Assim você ajuda as pessoas que precisam desse suporte, só não esquece de passar o link do blog também, ok? (;


TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DESSAS CADEIRAS:

2 Já puxaram uma cadeira!

  1. Poxa, são informações super importantes sim! Provavelmente, alguém irá ler e se sentir muito bem com essa postagem.

    Beijos e fica bem!

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado post! Agora chegou a sua vez de falar, não fica tímido não, por muitas vezes nesses comentários amizades foram construídas, opiniões foram trocadas e declarações de amor foram feitas ♥

[ Lembrando que o seu comentário só será pulicado depois da minha aprovação, ok? Eu só preciso ler o que você escreveu e talvez isso leve alguns minutos. Mas todo mundo no final é respondido! ]

 photo insta_zpsixsahumq.png