Diário: Como funciona a doação de órgãos? #1

quinta-feira, agosto 01, 2013

Lá vou eu mais uma vez tocar nesse assunto, mas acho necessário, afinal isso faz parte do blog e se hoje ele tem mais leitores do que antes, é porque existem nesse mundo pessoas que apoiam essa iniciativa.
Confesso que gostaria de publicar muito mais sobre o assunto, mas as vezes prefiro me lembrar que não posso viver exclusivamente dele. Afinal não sou simplesmente isso, sou música, leitura, filmes, maquiagem, também saio para bares como qualquer pessoa, por mais que não beba, faço amizades, mesmo que muitas vezes gostaria de fazer muito mais, sou a garota do cabelo cacheadinho ou aquela menininha de voz de desenho animado, que só para de rir quando não tem mais jeito e me falta o ar.
Mas esses dias alguém me perguntou como funcionava a doação de órgão, então foi quando eu percebi o quanto este assunto não é explicado direito e o quanto talvez,muitas pessoas tenham dúvidas.
Por isso, decide dividir em alguns post esse tema e explicar em poucas palavras e diretamente como funciona a doação. Seja ela pulmonar ou não!

Qualquer um pode ser doador de Órgãos?
Não, a doação só pode ser realizada desde que morte seja encefálica (quando o celebro para de funcionar, mas os órgãos ainda continuam funcionam), após descobrir a causa da morte é autorizada pela família da pessoa se vai ser realizado ou não a doação.

Quais órgãos podem ser doados?
Praticamente todos os órgãos são doados como: coração, pulmão, rins, fígado, pâncreas, pele (sim, a pele é um órgão, o maior que temos aliás...), córnea e ossos. Também, tem a doação em vida, que pode ser de rins, sangue, medula óssea, parte do figado e metade do pulmão. Ou seja, com apenas um gesto, várias vidas podem ser salvas, até mesmo quando ainda estamos vivos!

Como a pessoa pode se declarar uma doadora de órgão?
Hoje em dia a pessoa não pode mais decidir isso. Calma eu vou explicar: quem decide pela doação é a família.
Mas, o que a pessoa pode fazer é conversar muito com a família e dizer que quando partir quer doar os seus órgãos. Mesmo porque, não é certo praticar o gesto se a pessoa nem ao menos queria ou aceitava isso quando ainda estava viva. Respeito sempre em primeiro lugar!

Como a família autoriza a doação?
Quando, no hospital é identificado que uma pessoa pode doar órgãos, a família é avisada e procurada pelos médicos da organização que tentam conscientizá-la dos benefícios que o gesto da doação pode gerar para outras famílias.
Assim, a família decidirá junto aos médicos, que são pessoas preparadas para dar a notícia da morte mas também, de incentivar a doação para que outras vidas renasçam.
Então, é assinado um termo de consentimento que garante a doação dos órgãos.
Se a pessoa não tiver quem assine este termo, após a sua morte, a doação não é realizada!

E depois da doação, o que acontece? 
Após a família autorizar, a Secretaria da Saúde notifica o centro médico para que entre em contato com o paciente, compatível com a doação, da lista de espera (lista esta, única por estado). Depois, este paciente tem que se dirigir para o hospital o quanto antes, para que o transplante seja realizado.

Aonde se informar melhor sobre o assunto?
A melhor forma é através do Portal da Saúde, lá existem informações seguras. Apesar de passar a minha experiência por aqui, é sempre bom conferir algo mais formal.

É isso gente, qualquer duvida é só me perguntar! Lembrando que esse post tem uma segunda parte, que será publicado logo mais.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DESSAS CADEIRAS:

6 Já puxaram uma cadeira!

  1. Texto maravilhoso e incentivador, e falar de transplante é sempre um assunto que trás mais vida as pessoas, e sei bem disso por ter recebido meu transplante de pulmão há quase 9 anos atrás, e hoje ter minha vida renovada graças a esta doação de órgãos.

    Parabéns Mi, continue sempre assim ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em te ver comentando por aqui, ainda mais você que sabe mais do que ninguém a importante da doação de Órgãos.
      Muito obrigada pelo incentivo e pelo carinho que você tem com o blog*--*

      Beijinhos

      Excluir
  2. Adorei o tira-dúvidas! Muito útil e pouco comentado :)

    http://delineandoideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou <3
      Espero que tenha ajudado e muito obrigada!

      Beijinhos flor

      Excluir
  3. Eba! Post de utilidade pública! =]
    Eu não sabia essa de que agora são os familiares que decidem! Bom saber!
    Acho que nunca falei sobre isso com meus parentes!
    Mirela! Cadê o post do Bloquinho!? Jurei que iria ver essa semana... rs.
    Tô ansiosa! Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É eu também não sabia, porque antes você podia até se declarar doador de órgão pelo RG... Mas hoje não é mais assim, por isso é sempre bom conversar sobre esses assuntos com a familia.
      AAH CIH, desculpa! Vou mandar ele amanhã, não mandei quinta feira passada porque tive alguns imprevistos ):
      Mas logo, logo o post esta aqui <3

      Beijinhos

      Excluir

Espero que tenha gostado post! Agora chegou a sua vez de falar, não fica tímido não, por muitas vezes nesses comentários amizades foram construídas, opiniões foram trocadas e declarações de amor foram feitas ♥

[ Lembrando que o seu comentário só será pulicado depois da minha aprovação, ok? Eu só preciso ler o que você escreveu e talvez isso leve alguns minutos. Mas todo mundo no final é respondido! ]

 photo insta_zpsixsahumq.png