Blogs produzem dióxido de carbono, disso você sabia?

terça-feira, outubro 09, 2012


É simplesmente bizarro dizer isso, mas tudo não passa da pura realidade ou quase isso.
O estranho é que ninguém sabe disso e quando fiquei sabendo realmente achei que era piada. Daquelas que você só acredita vendo realmente! Não encontrei nada na internet relacionado a isso, nem uma matéria, explicação, dicas... Nada!
Por um minuto pensei "Ta bom, já que é assim. Vamos deletar todos os blogs de todo o mundo e o problema estará resolvido!", mas a realidade não é bem assim. 
Fiquei tão curiosa pelo assunto que fui atrás do Greenpeace pra investigar se era verdade mesmo. Eles foram super atenciosos, mesmo com a demora em responder. Explicaram tudo direitinho, lógico que tudo muito formal, mas como sou legal com vocês, vou explicar tudo bem resumido e de uma forma bem clara.
O que acontece é que toda atividade de internet demanda informações providas por um servidor central, ligado 24 horas por dia, seja no Brasil, seja em qualquer lugar do mundo. Dependendo de onde estiver localizado o servidor, ele será abastecido por fontes fósseis, nuclear ou renováveis.
Assim, o uso de redes sociais, blogs, sites de vendas online ou qualquer outra coisa que se abastece dessa energia sempre resultará em impactos, em maior ou menor grau, ao meio ambiente decorrentes dos empreendimentos energéticos associados a eletricidade consumida por eles. 
Não se pode dizer quanto um blog produz de dióxido de carbono por ano, pois tudo depende da energia utilizada pelo seu computador e de horas de uso diário/anual da interface, ou seja, não basta desligar os computadores uma vez por ano em forma de protesto! Não basta você desligar o computador e não ajudar de outras formas. Então aí vão algumas dicas:
  • Não lave pisos e calçadas com esguicho. Use vassoura e balde, reutilizando a água da limpeza das roupas;
  • Diminua a pressão sobre as espécies pesqueiras, varie na hora de comprar pescado;
  • Na hora de reformar ou construir sua casa, procure alternativas reutilizáveis no mercado, como formas de aço e de plástico reciclado para concreto;
  • Procure usar cartuchos de tinta ou tonner reciclados;
  • Evite equipamentos a pilha. Uma pilha precisa de muito mais energia para ser fabricada do que fornece. Se houver real necessidade de pilha, prefira as recarregáveis;
  • Utilize vinagre para desengordurar e bicarbonato de sódio para limpar pias, bidês e vasos sanitários. Deixe descansar por algumas horas e depois enxágüe;
  • Prefira produtos biodegradáveis;
  • Leve sua própria sacola ao mercado e dispense os sacos plásticos;
  • Roupas, brinquedos e móveis também podem ser reciclados ou doados;
  • Prefira carros com motor econômico, a álcool ou gás natural;
  • Dê preferência aos meios coletivos de transporte como ônibus e metrô, vá à pé ou de bicicleta.
Pra quem ainda não conhece o site do Greenpeace: http://www.greenpeace.org/
Lá tem várias dicas, explicações e você ainda pode se tornar um voluntário.

É isso aí, Vende-se Cadeiras vai atrás da verdade pra você! Tá parei.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DESSAS CADEIRAS:

3 Já puxaram uma cadeira!

  1. Pior que é verdade sobre o uso dos blogs. Mas qualquer coisa que se faça na internet, faz o servidor trabalhar, assim, contribuindo para a produção de dióxido. Tanto escrevendo, tanto lendo.
    É saber compensar. Como você disse, não é excluindo todos os blogs.rs Eu tento fazer assim, o que posso mudar na minha vida para contribuir, faço o máximo possível, porque aquilo que é "ruim", acaba sendo em menor número.
    Muito massa seu post. Gostei! Nunca tinha visto mesmo sobre esse assunto na net.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É não adianta mesmo, excluir os blogs! kkkkk
      A gente sempre tem que compensar, as vezes uma simples atitude muda muita coisa.
      Separar os lixos pra coleta seletiva, não usar sacolinha plasticas... Coisa básica! Mas que faz toda a diferença.
      Fico feliz que tenha gostado do post *---*
      Espero ver você ainda mais vezes por aqui.

      Beijinhos.

      Excluir
    2. Pode deixar! Estarei sempre lendo! =)
      Beijos!

      Excluir

Espero que tenha gostado post! Agora chegou a sua vez de falar, não fica tímido não, por muitas vezes nesses comentários amizades foram construídas, opiniões foram trocadas e declarações de amor foram feitas ♥

[ Lembrando que o seu comentário só será pulicado depois da minha aprovação, ok? Eu só preciso ler o que você escreveu e talvez isso leve alguns minutos. Mas todo mundo no final é respondido! ]

 photo insta_zpsixsahumq.png