Antes de Morrer: Persépolis

terça-feira, setembro 24, 2013



"Vou te dar um conselho útil, na sua vida você encontrara muitos idiotas, se lembre que a estupidez os leva para o mal."

Por mais que assista muitas animações, acho que nunca postei nada sobre elas, exceto aquelas que tem relação com contos de fadas! Mas a escolhida para estar entre os filmes para assistir antes de morrer, vem de muito longe, mas especificamente da França apesar da história se passar no Irã. Desculpa Lilo e Stitch mas não foi dessa fez que vou falar de vocês, mesmo assim continuo amando muito vocês tá?
A animação que na maior parte do tempo é preto e branco e contém poucas falas conta a história de Marjane Satrapi, uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo.


Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do Xá em seu país, juntamente com seu regime brutal (para saber mais sobre o xá, da uma olhada aqui). Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir, isso faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária.


Baseada na autobiografia de Marjane Satrapi que é a tataraneta de Nasser-al-Din Shah – o imperador da Pérsia entre os anos de 1848 e 1896 - ela é uma iraniana que através de sua autobiografia publicada em seu livro com ilustrações ao estilo HQ, deu origem ao filme.
Mas não caia na tentação de achar que a animação é totalmente infantil, afinal ao se tratar de política e sentimentos, o desenho se torna totalmente adulto. Mostrando como a humanidade pode ser um tanto absurda e às vezes divertida!
Persépolis é uma das minhas animações favoritas, porque foge do comum e mostra um momento histórico e violento de uma forma suave e totalmente criativa.


Já conhecia a história de Persépolis? O que achou do post? Comente.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DESSAS CADEIRAS:

4 Já puxaram uma cadeira!

  1. É um dos meus livros preferidos, eu tenho ele aqui comigo e guardo com muito amor, sempre quando posso, eu leio e releio. Gosto também da animação!! Amo amo a história, amo a marj, amei o livro, tudo é perfeito. :}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca li o livro, mas tenho muita vontade, as ilustrações dele me parecem lindas.
      Que bom que também gosta da animação *---*
      É uma das minhas animações favoritas, tão sensível e marcante ao mesmo tempo!
      A Marj sem duvida é uma personagem com muita personalidade, kkk. O que torna a historia perfeita <3

      Beijinhos

      Excluir
  2. O livro está na minha lista de próximas compras.
    Espero que seja tão bom quanto a animação (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra sim Marilia, ainda o li mas já vi as ilustrações. E são bem fieis ao filme... quer dizer o filme é fiel ao livro kkk.

      Beijinhos

      Excluir

Espero que tenha gostado post! Agora chegou a sua vez de falar, não fica tímido não, por muitas vezes nesses comentários amizades foram construídas, opiniões foram trocadas e declarações de amor foram feitas ♥

[ Lembrando que o seu comentário só será pulicado depois da minha aprovação, ok? Eu só preciso ler o que você escreveu e talvez isso leve alguns minutos. Mas todo mundo no final é respondido! ]

 photo insta_zpsixsahumq.png