Umectação para a hidratação de (quase) todo tipo de cabelo!

terça-feira, março 18, 2014



Atendendo a pedidos, sobre como cuidar dos nossos cabelos independente de serem ou não cacheados, hoje vou ensinar como fazer uma hidratação com azeite, que é bem fácil. 
Chamada de umectação, esta hidratação é super recomendada, também, para quem está passando pela transição capilar (abandonando a progressiva e assumindo o seu cabelo natural) ou quem tem os cabelos ressecados, tingidos, quimicamente tratados, cabelos crespos, cacheados e afros, ou seja, para quem não tem uma oleosidade equilibrada no cabelo.
Caso você já tenha um cabelo oleoso, sem problemas, mas você já pode parar de ler por aqui!
Porém, caso você não tenha certeza disso, depois que você fazer a umectação pela primeira vez e o seu cabelo ficar oleoso, isso significa que esse tratamento não é tão bom pra você e o certo mesmo é passar longe e não fazer nunca mais.
A umectação é baseado na hidratação do cabelo através dos óleos de coco, azeite extra virgem (sim aquele que você usa na salada) ou de óleo de rícino (mais conhecido como óleo de mamona), mas tem gente que passa todos eles juntos, o que não deixa de ser certo.

Porque eu não posso passar óleo de girassol no meu cabelo, ao invés do azeite?
O óleo de girassol ou até o de soja, que no caso é o óleo mineral (aquele a sua mãe usa pra frita coxinha), sim, já vi muita gente ensinando passar óleo mineral no cabelo pra fazer umectação, mas já te dou um toque: não faça isso!! Primeiro que você vai lavar eternamente o seu cabelo e vai parecer que o óleo nunca mais vai sair dele, sem contar o cheiro insuportável que você vai ficar. Então não, por favor não, todos os óleos que você vai passar no seu cabelo tem que ser vegetais e no caso do azeite tem que ser EXTRA virgem.

Qual a quantidade de óleo passo no cabelo?
A quantidade varia de acordo com o tanto de cabelo que você tem, não posso falar, "Ah... usa uma colher ou a quantidade de encher a palma da sua mão, em todo o cabelo!", não porque isso depende do seu cabelo e da sua noção. No meu caso, o meu cabelo é fino e pouco, então eu passo menos, mas a quantidade que acho que o cabelo ficou "ok" e nem muito pesado. Depende de você, cada um coloca a quantidade suficiente no cabelo.

Como fazer a Umectação?
Caso você for fazer a umectação com o azeite, você tem que aquecer ele, porque tem que ficar bem morninho, não, não me vai fritar o azeite e passar no cabelo. Repito, tem que ficar morninho o bastante para você pegar o azeite na mão sem se queimar, nem nada do tipo. Porque tem que fazer isso? Para ativar algumas propriedades do azeite. 
Os outros óleos como o de coco ou o de mamona, não precisam ser aquecidos. Depois que você passar a quantidade suficiente em todo o cabelo (mecha por mecha), você pode deixar por 30 minutos ou passar antes de dormir e tirar durante a amanhã. Isso você escolhe também, depois que escolher quais dos métodos você vai fazer, é só lavar como de costume. 

Quantas vezes por semana faço a Umectação?
Uma vez por semana, tem gente que faz duas vezes por semana, mas isso varia de acordo com o tipo de cabelo, se você acha que uma vez deixa o seu cabelo bom, faça só uma, se acha que precisa de mais vezes, faça como achar melhor. Você também pode incluir a umectação no cronograma capilar (que você pode conhecer aqui).

Meu cabelo vai ficar cheirando mal por causa dos óleos?
Não vai, para de loucura! Na hora de lavar, você passa o shampoo umas duas ou três vezes e eu garanto que não vai ficar com mal cheiro. 

É isso gente, se vocês tiverem alguma dúvida, é só me perguntar nos comentários. Quero saber como foi a experiência de vocês! Comente.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE DESSAS CADEIRAS:

2 Já puxaram uma cadeira!

  1. Faço toda semana com óleo de coco que eu mesma faço em casa sai muito mais barato porem é bem trabalhoso, mas vale a pena!! Adorei o post! é legal ver mais blogs falando sobre truques assim!! beijo!!

    www.diasinspiradores.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Fabí,
      Nossa não sabia q tinha como fazer óleo de coco em casa, fiquei curiosa pra fazer como que estrai o óleo do coco! Imagino q sai mais barato mesmo e deve render bem mais.
      Que boom que você gostou do post, eu que fico feliz em ter você por aqui ♥

      Beijinhos

      Excluir

Espero que tenha gostado post! Agora chegou a sua vez de falar, não fica tímido não, por muitas vezes nesses comentários amizades foram construídas, opiniões foram trocadas e declarações de amor foram feitas ♥

[ Lembrando que o seu comentário só será pulicado depois da minha aprovação, ok? Eu só preciso ler o que você escreveu e talvez isso leve alguns minutos. Mas todo mundo no final é respondido! ]

 photo insta_zpsixsahumq.png